fbpx
Blog

Síndrome de Down (T-21) tem grau?

A Trissomia 21 (T-21) é uma condição genética que afeta cerca de uma em cada 600 a 800 crianças nascidas no Brasil. Essa síndrome é caracterizada pela presença de um cromossomo a mais no par 21, resultando em 47 cromossomos ao invés dos habituais 46.

Embora a T-21 tenha sido descrita clinicamente pela primeira vez em 1866 pelo médico pediatra inglês John Langdon Down, ainda hoje persistem equívocos e mitos em torno dessa condição. Um dos mais comuns é a ideia de que essa síndrome apresenta diferentes “graus”. Vamos esclarecer este ponto agora!

Ao contrário do que muitos acreditam, a Trissomia 21 não é classificada em graus. Cada indivíduo com essa condição é único, com suas próprias características físicas e variações no desenvolvimento, assim como qualquer outra pessoa. Enquanto existem semelhanças entre as pessoas com T-21, também há diferenças individuais que podem influenciar seu desenvolvimento físico, cognitivo e emocional.

O diagnóstico da T-21 é estabelecido através de exames cromossômicos, como o cariótipo, e não para determinar o “grau” da condição. O potencial de cada pequeno com T-21 é influenciado por uma variedade de fatores, incluindo condições clínicas associadas, estímulos adequados, educação, entre outros.

Além disso, é muito importante ressaltar que o termo adequado, atualmente, para se referir a essa condição é “Trissomia 21” ou T-21. O nome “Down”, que é uma homenagem ao primeiro cientista a descrever essa condição, tornou-se pejorativo, devido ao fato da palavra “down”, em inglês, significar “para baixo”. A nomenclatura Trissomia 21, por sua vez, faz alusão ao fato das pessoas com essa síndrome possuírem três cromossomos no par 21. 

Devemos reconhecer e valorizar a diversidade e o potencial de cada pessoa com T-21. Com o apoio adequado e o acesso a recursos e oportunidades, é possível que todos possam levar vidas plenas, saudáveis e integradas à sociedade. Precisamos desconstruir mitos e buscar conhecimentos para ajudar a construir um mundo mais inclusivo para todos!

Você pode querer ler também