fbpx

TDDH (Transtorno Disruptivo da Desregulação de Humor)

O que é o TDDH?

O transtorno disruptivo da desregulação do humor (TDDH) é uma condição infantil caracterizada por raiva intensa, irritabilidade e frequentes surtos de mal comportamento. Apesar de mal comportamento não ser algo incomum para crianças, o TDDH vai além do mal humor usual. Os surtos de raiva nesse caso são extremos, intensos e podem levar a perturbação significativa em muitas áreas da vida da criança.  

Essa condição é um diagnóstico relativamente recente, tendo aparecido pela primeira vez em 2013, na 5ª edição do manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais (DSM-5). Essa condição foi adicionada ao DSM-5 para abordar preocupações relacionadas ao excesso de diagnósticos de transtorno bipolar em crianças.  

Entretanto, existe certa controvérsia em torno da adição do transtorno disruptivo da desregulação do humor devido à falta de dados empíricos sobre a condição.  

Sintomas  

Para receber o diagnóstico de transtorno disruptivo da desregulação do humor, a criança deve ter entre 6 e 18 anos. Além disso, o início dos sintomas não pode ocorrer após os 10 anos de idade. Os sintomas do transtorno disruptivo da desregulação do humor incluem:  

  • Acessos de raiva intensos e recorrentes – Esses surtos podem envolver gritos, empurrões, bater ou destruir propriedade
  • Surtos que ocorrem, em média, três vezes por semana – Uma criança pode ser diagnosticada com TDDH mesmo que não tenha essa quantidade de surtos toda semana: ela pode ter mais ataques durante uma semana e menos na semana seguinte. Em média, três ou mais surtos por semanas são necessários para um diagnóstico
  • Surtos que são desproporcionais à situação – Por exemplo, você espera que a criança fique irritada quando não ganha um brinquedo que deseja, mas a criança com TDDH pode reagir com agressão física e surtos verbais que são excessivos e intensos
  • Acessos de raiva que são inapropriados para a idade da criança – Embora seja esperado que uma criança muito nova comece a chorar e gritar ao cair no chão, não é o tipo de coisa que se espera de uma criança com 12 anos
  • Irritabilidade e raiva entre surtos – Entre os acessos de explosão emocional, crianças com TDDH têm um humor consistentemente irritado e raivoso
  • Os sintomas se manifestam em vários ambientes – Isso significa que os ataques não acontecem em um único ambiente, como na escola. O TDDH é caracterizado pela presença de surtos em pelo menos dois ambientes, como na escola e em casa

Além dos critérios acima, os sintomas devem estar presentes por pelo menos 12 meses com não mais do que 3 meses consecutivos onde os critérios não são atendidos. Além disso, um profissional de saúde mental deve descartar outras razões, como consumo de medicamentos e deficiência de desenvolvimento. 

Diagnóstico

Se seu filho (a) está apresentando sintomas do TDDH, você deve começar marcando uma consulta com o pediatra da criança. O médico vai avaliá-la e fazer um diagnóstico, ou encaminhá-la a um psiquiatra para mais avaliações e tratamento.  

O primeiro passo do diagnóstico envolve avaliar a saúde da criança, descartando outros problemas de saúde, e em seguida avaliar os sintomas em si. Um médico ou psiquiatra também pode entrevistar a criança, os pais, outros cuidadores e professores para ter uma visão mais clara do comportamento da criança.  

Embora ainda não existam escalas para avaliar o transtorno disruptivo da desregulação do humor, profissionais da saúde podem usar diferentes questionários, avaliações e relatórios de cuidadores para a irritabilidade e os surtos da criança. 

Tratamento

Como o transtorno disruptivo da desregulação do humor é um diagnóstico novo, não existem muitas pesquisas sobre quais tratamentos são os mais efetivos. Os tratamentos costumam ser baseados no que já funciona para condições com sintomas semelhantes, como o transtorno desafiador de oposição e o transtorno de déficit de atenção com hiperatividade (TDAH).   

Como os sintomas do TDDH podem causar limitações significativas na vida da criança, é importante que os pais procurem tratamento o mais rápido possível. Os sintomas de irritação, raiva e surtos que caracterizam essa condição podem danificar o relacionamento da criança com familiares e colegas, por exemplo.  

Não existe tratamento específico para o transtorno disruptivo da desregulação do humor, mas a condição costuma ser tratada com psicoterapia, medicamentos ou uma combinação de ambos.