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Nossos Núcleos

Nossa empresa possui, atualmente, núcleos diferenciados de trabalho. Como claros exemplos, podemos citar o Núcleo de Autismo, o Núcleo de Desenvolvimento Neuropsicomotor e o Núcleo de Neuroaprendizagem, todos dirigidos por profissionais especializados, treinados e com frequentes cursos de atualização e capacitação em suas áreas.

O Núcleo de Autismo (NA) representa um dos pilares do Espaço CEL e está dividido em dois projetos de tratamento a crianças, do nascimento aos 16 anos: o Projeto ABA e o Projeto Denver. Dentro de cada um deles, oferta aos seus pacientes com o Transtorno do Espectro do Autismo o desenvolvimento de diversas habilidades através de práticas baseadas em evidências. Para isso, contamos com Acompanhantes Terapêuticos e profissionais especializados das áreas de Fonoaudiologia, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Nutrição, Psicologia, Pedagogia, Psicopedagogia, Psicomotricidade e Musicoterapia, com atendimento interdisciplinar supervisionado pautado na Análise do Comportamento Aplicada (ABA) ou no Modelo de Intervenção Precoce Denver (ESDM).

Projeto Denver: Com atendimentos em Niterói e região, trabalhamos com terapias baseadas em evidências científicas como o ESDM (Early Start Denver Model), aplicado em nosso projeto Denver, dentro do núcleo de autismo. Ao chegar no projeto, a criança é avaliada através do currículo checklist do modelo Denver que contempla competências do desenvolvimento infantil como habilidades socioemocionais, cognitivas e de linguagem. Após a triagem de dados para essa minuciosa avaliação, um plano de intervenção terapêutico individual é construído para a criança e aplicado pelos acompanhantes terapêuticos, que recebem supervisão semanalmente de um coordenador do caso e que, de três em três meses, necessitarão reavaliá-lo para comparar a evolução do paciente em relação à primeira avaliação.

Vale mencionar a importância da consistência e intensidade do tratamento sugerida no modelo, que deverá ser cumprido em uma carga horária de 15h semanais de intervenção. Além disso, ao menos uma vez por mês, a família também tem encontros com o coordenador do caso, para que todo o trabalho esteja alinhado e bem direcionado. E, prezando pelo total e efetivo desenvolvimento das nossas crianças, não podemos deixar de falar do treinamento para pais com a finalidade de favorecer o processo de desenvolvimento da criança, através do engajamento da família no tratamento. Os pais são essenciais no processo de terapia de seus filhos.

Além disso, nossos coordenadores são capacitados para desenvolver um trabalho de qualidade também com as escolas, ampliando, desta forma, o aprendizado através da generalização das habilidades também para o ambiente escolar. Isto será feito através de reuniões com as coordenações responsáveis nas escolas, com o objetivo de alinhar o trabalho terapia x escola.

E por falar em desenvolvimento, no Projeto Denver também contamos com uma equipe de profissionais de áreas distintas como Fonoaudiologia, Fisioterapia, Psicomotricidade, Terapia Ocupacional, Nutrição e outros, que irão avaliar a criança a partir de cada necessidade indicada e prepararão um plano terapêutico ajustado com o Modelo Denver para intervenção das mesmas. Semestralmente serão reavaliadas e a família sempre receberá as devolutivas, através de encontros com o terapeuta. 

Projeto ABA: abraça os indivíduos com o diagnóstico de Transtorno do Espectro do Autismo que necessitam de terapia pautada na Análise do Comportamento Aplicada (ABA – Applied Behavior Analysis), uma ciência complexa que se utiliza dos princípios comportamentais, amplamente efetiva e segura, baseada em evidências científicas, no tratamento para TEA. O objetivo desta ciência é aprimorar comportamentos socialmente relevantes, atravessando áreas como a comunicação, o autocuidado, as habilidades sociais, acadêmicas, dentre outras.

A chegada neste projeto começa com uma avaliação de um Analista do Comportamento, que utiliza alguns protocolos adequados para a compreensão das habilidades que a criança possui e as barreiras que a impedem de avançar na aquisição de novas. Após o período de avaliação, um plano de ensino individual é pensado para ela e aplicado por acompanhantes terapêuticos que recebem supervisão semanal do mesmo Analista do Comportamento que a avaliou. Importante destacar que os Analistas do Comportamento são orientados por um Supervisor Sênior.

Em paralelo, identificadas as necessidades de outras terapias específicas (Fonoaudiologia, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, etc.), cada profissional avalia a criança e prepara um plano terapêutico pautado na ciência ABA para intervenção do caso, recebendo, também, supervisão do Analista do Comportamento responsável pela criança. Semestralmente todas as crianças são avaliadas por esses profissionais e a família é convidada a receber um feedback sobre o desenvolvimento da criança.

Dyego Oliveira

DIREÇÃO DO NÚCLEO DE AUTISMO

  • Diretor do Núcleo de Autismo do Espaço CEL, em Niterói/RJ.
  • Ex-coordenador do curso de Fonoaudiologia e da pós-graduação em Fonoaudiologia Hospitalar da UniRedentor/Afya.
  • Ex-docente dos cursos de Fonoaudiologia do Centro Universitário Redentor (UniRedentor/Afya) e do Centro Universitário Fluminense (UNIFLU).
  • Mestre em Ensino, seguindo a linha de pesquisa Epistemologias do Cotidiano e Práticas Instituintes pela Universidade Federal Fluminense – INFES/UFF.
  • Graduado em Fonoaudiologia pela Faculdade Redentor (2008), especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Universidade Estácio de Sá (2017).
  • Especialista em Neurociências Aplicadas à Aprendizagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – IPUB/UFRJ (2017).
  • Especialista em Neuropsicologia Aplicada à Neurologia Infantil pela Universidade Estadual de Campinas – FCM/UNICAMP (2019).
  • Especialista em Arteterapia em Educação e Saúde pelo ISEC/FAMESC (2017).
  • Especialista em ABA: Análise do Comportamento Aplicada ao Autismo, Atraso de Desenvolvimento Intelectual e Linguagem – Lahmiei/UFSCar (2020) e em Transtorno do Espectro Autista pelo CBI of Miami (2020).
  • MBA em Educação Cognitiva: Gestão da Aprendizagem Mediada pela Universidade Estácio de Sá (2018) e MBA em Gestão de pessoas pela Universidade de São Paulo (USP) em andamento.
  • Atua em transtornos psiquiátricos e neurológicos da infância há mais de 15 anos.
  • Associado à Associação Brasileira de Psicopedagogia (ABPp) e a Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento (SBNeC). Ministra cursos e palestras sobre Educação e Saúde.

Especialidades do Núcleo:

  • Fisioterapia Aquática
  • Fisioterapia
  • Fonoaudiologia
  • Integração Sensorial
  • Musicoterapia
  • Nutrição
  • Oficina de Culinária
  • Psicomotricidade
  • Psicologia
  • Psicopedagogia
  • Terapia Alimentar
  • Terapia Ocupacional com Integração Sensorial
  • Intervenção Comportamental em ABA

Um projeto voltado ao bem-estar de nossos pacientes

Diferente do que costumamos ver em outras clínicas do mesmo segmento, nosso espaço não foi construído e posteriormente adaptado. O local já nasceu planejado pensando nas necessidades das nossas crianças. O projeto de arquitetura do Espaço CEL foi desenvolvido usando princípios baseados em estudos científicos comportamentais das crianças, com suas respectivas neuro diversidades, aplicados ao design de arquitetura e atendendo às suas necessidades especiais.

Ao mesmo tempo, pensamos nos parentes ao desenvolver ambientes de recepção que fossem sempre agradáveis e acolhedores. A clínica, com sua identidade clean, deixa o destaque das cores apenas para o essencial: o lúdico. As portas coloridas e os desenhos nas paredes das áreas comuns são um convite à imaginação de todos, pais e crianças.

Para a arquitetura e design de interiores do Núcleo de Autismo, por exemplo, foi utilizado o que há de estudos mais modernos na área da neuro arquitetura. A escolha das cores, iluminação adequada, materiais, textura e proteção acústica das salas, propiciam a concentração nos atendimentos.

No Denver, buscamos aproximar as salas de atendimentos à realidade de um quarto de criança e, no ABA, a salas de aula. Tudo feito delicadamente e com extremo carinho. Quando tratamos do núcleo neuropsicomotor, o Espaço foi planejado pensando no dimensionamento, além da presença de equipamentos novos e modernos para atender da melhor forma possível os pacientes.

Pensando em oferecer a melhor solução, desenvolvemos a sala de Integração Sensorial mais completa da América Latina. Também temos uma oficina culinária moderna para uma experiência completa, sala de musicoterapia temática e salas com mobiliário seguro para as crianças com design desenvolvido especialmente para esta finalidade. Fazer parte deste projeto é a realização de toda uma carreira. Simplesmente mágico!!”.

Anne Ferrari / Arquiteta