fbpx

TDL (Transtorno do Desenvolvimento da Linguagem)

O que é o TDL?

TDL, ou transtorno do desenvolvimento da linguagem, é uma nova sigla que surgiu da revisão do antigo DEL (Distúrbio Específico de Linguagem). É caracterizado por uma dificuldade significativa e persistente de comunicação em crianças.  

O TDL é um transtorno que dificulta não só a aquisição e desenvolvimento da fala, mas também a compreensão. Atinge a linguagem como um todo, não apenas um ou outro aspecto. É necessário identificar dificuldades em diversos campos da linguagem para que o transtorno seja uma possibilidade. 

Essa desordem tem origem neurológica. O indivíduo que tem essa condição possui um funcionamento atípico do cérebro, o que torna o desenvolvimento dos aspectos da linguagem mais difícil. Vale ressaltar que a criança com TDL escuta normalmente e não tem nenhum problema ou lesão física ou cerebral que possa ser apontada como causa da dificuldade. Assim, o profissional pode considerar o TDL como possibilidade. 

 O Transtorno do Desenvolvimento da Linguagem também pode estar ligado a outros transtornos, como TDAH, Dislexia e Distúrbios da fala.  

Diagnóstico

O diagnóstico inicial é feito por exclusão, ou seja, primeiramente tem que ser investigado se existe algum problema auditivo, se a dificuldade é específica da área da linguagem ou se outros aspectos do desenvolvimento da criança também estão alterados, se existe algum problema emocional grave e se em casa estão faltando estímulos para o desenvolvimento da fala e da linguagem. 
 
Se todas essas causas forem excluídas e a partir de testes específicos for confirmada uma alteração no processo de desenvolvimento da fala e da linguagem, daí sim, podemos estar diante de um quadro de TDL. 

Tratamento

Após avaliar a pessoa, o especialista definirá como será o processo terapêutico de acordo com as dificuldades apresentadas. A terapia de fala pode ser bastante eficaz para a redução dos sintomas dos Transtornos de Linguagem. São realizados exercícios que ajudam na familiaridade com certas palavras ou sons. Por conta disso, é fundamental procurar um fonoaudiólogo especialista e capacitado para atender as necessidades da pessoa com o transtorno.  

O tratamento pode levar tempo. Quando as crianças têm algum tipo de transtorno de linguagem é necessária a participação dos profissionais, familiares, cuidadores e educadores, pois essas pessoas ajudam no processo terapêutico. Já que estes são responsáveis por ajudar e incentivar as atividades que estimulam a criança a aperfeiçoar sua capacidade de falar com clareza.